SOLUÇÕES – SAÚDE OCUPACIONAL
Anti-HBs e Anti-HCV
O que são os exames Anti-HBs e Anti-HCV?
O Anti-HBs e Anti-HCV são exames sorológicos relacionados à Hepatite B e à Hepatite C, respectivamente. São estabelecidos como complementares pelos programas de medicina ocupacional, especialmente, em atividades nas quais os funcionários são submetidos a riscos biológicos, como vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos.
Exame Anti-HBs
O exame Anti-HBs é solicitado para verificar se o funcionário possui imunidade contra o vírus da hepatite B, adquirida por meio da vacinação ou em decorrência da cura da doença.
Nele, é analisado se o organismo produz anticorpos contra a HBsAg, uma proteína presente na superfície do vírus da hepatite B. Usa-se tal teste para verificar se a pessoa foi imunizada ou não contra a hepatite B, e, caso tenha sido, se o tratamento é eficaz ou se houve cura.
É importante lembrar que o Anti-HBs não faz o diagnóstico de hepatite B. Neste caso, é feito outro tipo de exame, o HBsAg, para saber se a pessoa está, de fato, infectada ou se já teve contato com o vírus.
Exame Anti-HCV
O Anti-HCV é um exame de sangue realizado para detectar a contaminação/infecção pelo vírus da Hepatite C. Por meio dele, é possível verificar se o indivíduo apresenta o vírus, ou os anticorpos contra ele, a fim de garantir o diagnóstico.
Também faz a indicação do quantitativo viral presente no organismo, o que revela a gravidade da doença e, por conseguinte, o tratamento adequado. É importante salientar que algumas situações de risco para a transmissão do HCV implicam a necessidade desse exame complementar.
Como são feitos os exames Anti-HBs e Anti-HCV?
Ambos exames Anti-HBs e Anti-HCV não necessitam de nenhum tipo de preparo prévio e os resultados ficam disponíveis entre 1 e 2 dias úteis.
Exame Anti-HBs
Esse exame consiste apenas na coleta de uma pequena amostra de sangue.
Tal amostra é analisada em laboratório, onde se verifica a presença de anticorpos contra o vírus da hepatite B.
Quando a pessoa entra em contato com o vírus ou é vacinada, o organismo produz anticorpos que devem conferir imunidade para o resto da vida. Dessa forma, o objetivo do exame é garantir que o funcionário apresenta essa imunidade.
Exame Anti-HCV
O exame Anti-HCV também consiste na coleta de uma pequena amostra de sangue, levada para análise em laboratório. Tal amostra é processada e pode indicar: a presença do vírus ou a quantidade de anticorpos no organismo do indivíduo.
O Anti-HCV tem por objetivo avaliar a existência do vírus e a quantidade dele no sangue, a fim de determinar a gravidade da doença e, consequentemente, direcionar o tratamento. Ele verifica a dosagem de anticorpos contra a doença e acompanha se o indivíduo está respondendo bem aos métodos terapêuticos.
Importância do Anti-HBs e
Anti-HCV
Em determinadas áreas, é requerido o exame Anti-HBs e Anti-HCV, principalmente, como teste admissional. Comumente, isso é demandado por funções laborais suscetíveis a riscos biológicos, como vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos.
No caso, esses exames são pedidos para identificar se o funcionário apresenta imunidade às doenças, e, caso não a tenha, ele deve ser encaminhado para vacinação ou para o tratamento adequado.
As hepatites B e C são doenças infecciosas. A Hepatite B pode causar a formação de complexos imunológicos (imunocomplexos) ou infecção por subtipos diferentes do vírus. A hepatite C, por outro lado, pode chegar a comprometer o funcionamento do fígado caso não seja tratada.
Esse procedimento é importante para funcionários de hospitais, por exemplo, como enfermeiros que atuam em pronto-socorro, ou em locais onde o indivíduo está exposto a risco de acidente com material biológico. A conduta em tais ambientes deve ser cuidadosa para evitar uma possível contaminação da hepatite, caso ele não esteja protegido.
Por isso, os exames de Anti-HBs e Anti-HCV são úteis na garantia da saúde ocupacional dos funcionários, haja vista que auxiliam na proteção dos colaboradores contrairem alguma das doenças por causa de acidentes.
É importante frisar que a presença do vírus em um exame admissional não é critério para inaptidão. É apenas um fator de prevenção e saúde ocupacional, requerido para alguns tipos de funções específicas.
A SAOC – Saúde Ocupacional realiza os exames de Anti-HBs e Anti-HCV com médicos altamente capacitados. Oferecemos ampla rede credenciada, estrutura e agilidade para o atendimento de medicina ocupacional da sua empresa, atuando na identificação, prevenção e acompanhamento de doenças do trabalho.