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Valores e Missão da Empresa: Cuidados com os Colaboradores

por | dez 6, 2022

Saúde Ocupacional: Cuidado e Valorização do Ambiente de Trabalho

A saúde ocupacional é a área responsável por evitar que enfermidades e condições possam surgir ou serem agravadas a partir da atividade laboral. É também a saúde ocupacional que instrumentaliza o colaborador a partir de treinamento em saúde e segurança no trabalho, para que ele possa se proteger e desenvolver suas tarefas no cotidiano da empresa de forma mais segura e saudável possível. 


A saúde ocupacional ainda pode ser a responsável por diagnosticar outras doenças e condições pré-existentes ou adquiridas em outros ambientes, através dos exames clínicos e laboratoriais que são exigidos durante as etapas do trabalho.


A saúde ocupacional, então, não trabalha sozinha, mas possui uma série de soluções que atuam junto com os outros cuidados para gerar mais saúde para a pessoa que está no no mercado de trabalho. Por isso é tão importante que a empresa tenha um foco direto e consciente dentro desse mercado. Com a SAOC, tudo nessa área se torna mais fácil para a sua empresa. Quando se toma a decisão de procurar uma empresa com anos de mercado e expertise no tema, só existem benefícios para o colaborador e para a empresa.


Pensando nisso, a saúde ocupacional valoriza o colaborador. Ela faz com que o ambiente de trabalho valorize essa mão de obra qualificada, o que, sabemos, é o que move e impulsiona a empresa.


Além disso, a saúde ocupacional e a segurança no trabalho geram lucros para a empresa. Primeiro porque essas são áreas que, longe de ser uma escolha, fazem parte da organização e precisam existir segundo as normas que regem as corporações no Brasil. Sendo assim, possuir todos os processos em saúde ocupacional e segurança no trabalho organizados e atualizados no e-Social, evita que a sua empresa sofra penalidades e multas.


Segundo, porque os trabalhadores felizes produzem mais e empresas que valorizam os seus colaboradores possuem mais reputação e credibilidade.


Saúde Ocupacional: PCMSO

Quando a sua empresa cuida do colaborador, ela garante um ambiente mais seguro, organizado e produtivo para todos.


O primeiro passo em saúde ocupacional é desenvolver o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) que é um procedimento legal, estabelecido pela CLT. Esse programa é regido pela NR 07, uma norma do Ministério do Trabalho que visa ao cuidado da saúde ocupacional dos trabalhadores.


No conjunto de procedimentos do PCMSO, incluem-se exames médicos ocupacionais, a exemplo dos exames admissionais, demissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e de mudança de função, bem como os demais exames complementares que possam ser requeridos, de acordo com a função exercida e com a área de atuação da empresa. A seguir vamos detalhar cada exame ocupacional que faz parte do conjunto de procedimentos:



Exame Admissional
Esse exame é feito em funcionários que estão em processo de contratação pela instituição para que seja comprovada a aptidão do candidato ao exercício da função almejada.

Exame Demissional
Exame realizado em todos os funcionários em processo de desligamento da empresa para que seja atestado a não alteração na saúde durante o exercício da função na qual ele era exposto.

Exames Periódicos
Esses exames feitos por médicos ocupacionais tem como objetivo avaliar a condição do funcionário de maneira periódica durante a estadia na empresa. Ele é responsável por verificar alterações ou problemas de saúde em decorrência das atividades laborais da empresa.

Exame de Retorno ao Trabalho
Esse é exclusivamente voltado aos colaboradores que foram, por algum motivo, seja ele doença ou acidente, em um período igual ou superior a 30 dias. Tem como serventia a comprovação se o funcionário está apto a voltar a exercer suas funções sem problemas e de forma competente.

Exame de Mudança de Função
Esse exame é feito em funcionários que mudaram sua atividade dentro da mesma empresa em que já trabalhavam. Tem por objetivo a avaliação da saúde em relação à função anterior e conferir se o colaborador está apto para o exercício da nova função proposta.
Além dos exames médicos ocupacionais que citamos aqui e são obrigatórios, o PCMSO também conta com uma gama de exames complementares, que varia de acordo com a necessidade da função ou do ramo em que a empresa exerce suas atividades.

O programa deve ser pensado de forma exclusiva para cada empresa, e implantado conforme os riscos à saúde dos trabalhadores no exercício da função. Esses riscos podem vir de diversas fontes, como biológicas, químicas, físicas, ergonômicas e de acidentes, todos são identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e Avaliações Ambientais, que tem objetivo claro que são focados em ações de prevenção.

O PGR é usado para embasar o PCMSO, por esse motivo se tornam complementares e sempre devem ser articulados juntos.


O PCMSO assegura diversas ações de saúde ocupacional e segurança no trabalho necessárias para um ambiente saudável. O Programa também visa o controle de doenças, como as doenças crônicas, por exemplo, que não têm relação com a função do funcionário, mas que, se agravadas, prejudicam a saúde do colaborador.
O PCMSO precisa ser elaborado por especialistas em saúde ocupacional e segurança no trabalho, já que nele precisam ser apresentadas alternativas que trabalhem
juntas buscando o melhor para o trabalhador.

Precisa elaborar o PGR e PCMSO do seu negócio? Entre em contato com a empresa de saúde ocupacional – SAOC


Ambientes Saudáveis que Atraem Clientes

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e vendem 37% a mais em comparação com outros, além de que, esses funcionários apresentam uma maior motivação para atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.
Empresas que possuem um cuidado com a saúde ocupacional e realizam treinamentos em segurança no trabalho instrumentalizam seus funcionários para que estes criem ambientes seguros. E, como não só seu time de colaboradores, mas, também, seus clientes utilizam o ambiente da sua empresa, todo mundo pode ficar mais tranquilo com essas medidas.
Pensando na proteção de todas as pessoas que habitam o ambiente da corporação, é necessário que a sua empresa realize, por exemplo, um Treinamento em Primeiro Socorros. Esse é um treinamento oferecido pela SAOC, empresa de saúde ocupacional, que promete segurança no trabalho, já que nunca sabemos quando um colaborador ou até mesmo cliente irá precisar de ajuda. Lembrando que esses acidentes podem ou não estar ligados às questões do trabalho, afinal, condições de saúde pré existentes podem causar episódios preocupantes, quando menos esperamos.
Outro treinamento em segurança no trabalho essencial é o Treinamento de Combate a Incêndio. Pensando na saúde ocupacional, evitar acidentes e garantir que os funcionários saibam como agir em casos de emergências é a melhor solução. Com uma brigada de incêndio treinada, o ambiente de trabalho e o comércio ou empresa se torna mais seguro para todos.

SAOC: Empresa de Saúde Ocupacional

Os valores e a missão da sua empresa precisam ser cuidados e reforçados diariamente. Para isso, conte com a SAOC. Nosso time especializado cuidará da saúde ocupacional e da segurança no trabalho da sua empresa, organizando essa área, tendo controle dos prazos e necessidades, além de monitorar o seu e-Social para garantir que a sua empresa reporte todas as atitudes que tem, no cuidado com o colaborador.

Entre em contato, explique suas necessidades e segmentos e nós cuidamos de toda a documentação para você!