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Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional: Orientações Importantes

por | dez 14, 2022

Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho: Principais Orientações

As questões relacionadas à saúde ocupacional e à segurança no trabalho podem parecer complexas, cheias de normas e regras. Porém, elas são desenvolvidas para oferecer as melhores condições para os seus colaboradores, auxiliando a sua empresa a manter um ambiente saudável e seguro para todos, evitando perigos e acidentes que possam gerar desconfortos e até prejuízos para a sua empresa. 


Sendo assim, a SAOC, empresa especialista em soluções em medicina e segurança do trabalho, apresenta orientações importantes para que você possa cuidar das questões legais referentes à saúde ocupacional e desfrutar de todos os benefícios das soluções em segurança do trabalho. 


Saúde Ocupacional: PCMSO e Exame Clínico Ocupacional 


O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, PCMSO, é regido pela Norma Regulatória 07, previsto pela CLT e é um conjunto de procedimentos que buscam tratar da saúde ocupacional. 


Dentro do PCMSO estão diversas medidas que regem a saúde ocupacional, como o exame clínico ocupacional e os demais exames que poderão ser solicitados de acordo com a área de atuação do profissional e da empresa. Para tanto, o PCMSO busca oferecer um ambiente saudável e agradável e trata desde questões que surgem a partir da atividade laboral, até doenças crônicas que podem afetar e prejudicar a saúde do trabalhador, mesmo que não tenham sido desenvolvidas por conta das atividades efetuadas no trabalho. Até porque, a saúde ocupacional busca também gerar benefícios e não só minimizar danos. 


Segundo a NR 07, “O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive, de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.”


Já o Exame Clínico Ocupacional é uma ferramenta dentro da saúde ocupacional que deve ser utilizado em alguns momentos, como na admissão, demissão, mudança de cargo ou volta ao trabalho. Dessa forma, a saúde do trabalhador será avaliada por um médico especialista em saúde ocupacional, que entenderá e especificará quais limitações surgem para as atividades do trabalho ou se está tudo certo para a realização da jornada laboral. Além disso, é uma forma da empresa documentar a situação de cada um de seus colaboradores durante todo o vínculo deles com a instituição. Soluções em medicina e segurança do trabalho beneficiam tanto os colaboradores, quanto a instituição. 


Saúde Ocupacional: Exames Específicos


Como mencionamos, além do exame clínico ocupacional já tradicional dentro da saúde ocupacional, o PCMSO de uma empresa pode pedir exames específicos para os funcionários, de acordo com as funções que eles irão realizar ou a área de atuação da empresa. 


O exame de acuidade visual e visão cromática, por exemplo, são exemplos desses exames que podem ser solicitados, visando o cuidado com a saúde ocupacional. O de acuidade visual mostra se há algum grau de perda de visão, enquanto o de visão cromática identifica alterações na visualização das cores, como no caso de daltonismo. Pessoas que trabalham em laboratórios de análises clínicas, indústrias químicas, têxteis, designers, motoristas, entre outras atividades, precisam ter uma visão adequada para um bom desempenho e para a segurança deles mesmos e dos envolvidos. Ou seja, além de ser um exame relacionado à saúde ocupacional é, também, uma forma de garantir mais segurança no trabalho. Soluções em medicina e segurança do trabalho devem trabalhar em conjunto pelo bem-estar do colaborador e da organização.  


Já o exame de audiometria é utilizado para detectar prejuízos à audição dos funcionários, principalmente daqueles que trabalham ou irão trabalhar em locais com ruídos. Também podem ser realizados exames de avaliação psicológica, e até o exame de covid-19 que segue importante em tempos de pandemia, para evitar contágios na empresa, gerando mais segurança no trabalho e também no espaço da empresa, para aqueles que frequentam o ambiente. 


Segurança no Trabalho: Diferenças entre PGR e LTCAT 


O Programa de Gestão de Riscos, PGR, é feito de um conjunto de ações que têm como objetivo garantir a saúde ocupacional e segurança no trabalho dentro das empresas. O PGR consiste de etapas que visam a antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes que podem ocorrer no ambiente de trabalho.  


O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, LTCAT, é um documento obrigatório, elaborado a partir do levantamento ambiental das atividades desenvolvidas no local de trabalho e do reconhecimento dos agentes nocivos listados no Anexo IV do Decreto 3.048/99 da Previdência Social. 


Ambos os documentos são obrigatórios e no caso do PGR, assim como o PCMSO, a avaliação deve ser anual. 


Todas as Soluções com Eficiência e Confiança: Conheça a SAOC 


Além desses documentos e exames, a sua empresa pode precisar de outras soluções específicas em medicina e segurança do trabalho, além de treinamentos. Também podemos pensar nas formas de oferecer melhores condições de trabalho com base na análise ergonômica e nos treinamentos para melhorar a ergonomia no trabalho. Além disso, os treinamentos para manipular máquinas e empilhadeiras, feitos também com base na segurança no trabalho, geram mais eficiência para seus colaboradores. 


Sendo assim, encontrar todas essas soluções em um só lugar é contar com um time especialista e atento às necessidades da sua empresa. 


A SAOC atua no ramo de saúde ocupacional e segurança no trabalho e possui mais de 20 anos de experiência. Dessa forma, estamos preparados para oferecer todas as soluções que a sua empresa precisa. Entre em contato e saiba mais.