SOLUÇÕES – SAÚDE OCUPACIONAL

Audiometria

O que é o exame de Audiometria?

O exame de Audiometria Ocupacional averigua a audição do funcionário. Por meio dele, é possível detectar, de forma precoce, possíveis alterações audiométricas em trabalhadores que exercem ou exercerão atividades em ambientes ruidosos. Trata-se de um exame bem simples, mas extremamente necessário, sendo, inclusive, previsto pelas leis trabalhistas de acordo com os critérios determinados pela NR 7.

Diversas empresas apresentam um grande volume de ruídos diários em decorrência das atividades realizadas. Os profissionais que trabalham em meio a esses ruídos podem sofrer com perda auditiva, zumbidos e surdez súbita, além de outros problemas desenvolvidos devido a essa exposição, como alterações cardiovasculares e estresse.

Audiometria SAOC – Saúde Ocupacional

Em suma, a segurança e a saúde ocupacional dos trabalhadores deve ser prioridade, assim, manter um controle constante por meio da realização de tais exames é imprescindível.

Como o exame de Audiometria é realizado?

A audiometria ocupacional avalia a audição, mais especificamente, a capacidade de ouvir e processar o som. É um exame rápido, simples e indolor, feito especialmente em trabalhadores expostos a ruídos altos no seu ambiente de trabalho.

A indicação para o paciente que realizará o exame é: repouso acústico de 14 horas, evitando-se, inclusive, o uso de fones de ouvido. Os responsáveis da saúde ocupacional a realizarem tais exames são o médico otorrinolaringologista ou o fonoaudiólogo e o resultado é imediato.

Existem dois tipos de audiometria na medicina ocupacional: a tonal e a vocal:

Audiometria tonal

Este exame é feito com equipamentos tecnológicos e tem a função de avaliar as respostas do paciente a sons emitidos em diversas frequências.

O paciente fica sentado em uma cabine de isolamento acústico. Do lado de fora, o profissional responsável emite diferentes sons, com tons e frequências diferentes, transmitidos pelo fone de ouvido e por um vibrador sonoro. O paciente deve, então, sinalizar quando conseguir escutar alguma coisa.

O resultado é medido em decibéis, de acordo com uma tabela. Resultados até 25 decibéis apontam para uma audição normal. Números superiores acusam determinados níveis de perda auditiva, sendo acima de 90 uma perda profunda.

Se o funcionário não escutar determinados ruídos e sons, de acordo com os decibéis, indica-se que ele tem algum tipo de déficit auditivo. Dessa forma, o médico avaliará o nível de perda ou deficiência, bem como as maneiras de corrigi-las. Para tanto, podem ser solicitados exames complementares que comprovarão a condição.

Este exame de saúde ocupacional também garante a prevenção de possíveis danos que podem ser agravados com o tempo, além de indicar as formas de tratamento necessárias.

Audiometria SAOC – Saúde Ocupacional
Audiometria SAOC – Saúde Ocupacional

Audiometria vocal

O teste de Audiometria vocal tem o objetivo de medir a capacidade de reconhecer e compreender falas humanas. Com um fone de ouvido, o paciente escutará palavras e deve repetir o que identificou. Deve-se acertar, no mínimo, 88% do teste, conforme porcentagem máxima de 100%.

Depois dos resultados dos dois testes de audiometria, o responsável da medicina ocupacional define a capacidade auditiva do trabalhador, considerando-se, claro, o tempo de exposição dele aos ruídos. Isso é importante para mensurar se os danos foram de curto, médio ou longo prazo.

Caso seja detectado algum nível de complicação auditiva, o médico poderá prescrever medidas preventivas e tratamentos que amenizarão e, se possível, corrigirão o problema, como o uso de aparelhos auditivos ou protetores auriculares. Em certos casos, há a recomendação de mudança de função ou o encaminhamento para outros especialistas.

A Audiometria deve ser feita nos exames de saúde ocupacional admissionais, periódicos e demissionais.

Audiometria SAOC – Saúde Ocupacional

Importância do exame de Audiometria

Por meio da Audiometria, são detectados problemas auditivos ou alterações causadas pelo próprio desempenho da função, principalmente, de funcionários que trabalham expostos a altos ruídos.

A saúde ocupacional atua como forma de prevenção e é de suma importância para evitar o agravamento da condição do paciente.

A exposição diária a ruídos altos pode causar inúmeros danos ao trabalhador a longo prazo. Além da perda auditiva, o colaborador pode desenvolver estresse, taquicardia, fadiga, distúrbios musculares e emocionais, problemas cardiovasculares, entre outros.

Audiometria SAOC – Saúde Ocupacional

Comumente, pessoas adultas não percebem que possuem algum nível de perda auditiva, sobretudo, quando tal situação é causada por doenças congênitas, hereditárias e/ou degenerativas, porque a perda ocorre progressivamente. Assim, o exame de audiometria consegue identificar, prevenir e corrigir, se possível, esses problemas de audição.

A SAOC – Saúde Ocupacional oferece o exame de audiometria, feito por médicos qualificados, e garante estrutura e agilidade para melhor atender sua empresa.