Medicina do Trabalho
A medicina do trabalho é uma área da medicina que cuida dos trabalhadores em ambiente de trabalho. Ela serve para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promoção da saúde, da qualidade de vida, e assegura aos trabalhadores uma melhora nas condições laborais.
Um médico do trabalho deve saber avaliar se um indivíduo pode ou não realizar certo tipo de ofício. Analisar quais os riscos advêm dessa tarefa e promover assistência ao funcionário de acordo com a necessidade.
Por isso, investir em segurança e medicina do trabalho é essencial para uma empresa séria. Uma vez que o funcionário precisa de bem-estar e qualidade de vida para ser produtivo. Para a empresa, os benefícios são claros e o retorno do investimento chega, principalmente, na motivação do funcionário e na sua capacidade de trabalhar com mais eficiência.
Medicina do Trabalho Também é Prevenção
Um trabalhador precisa de mais do que apenas um salário. Uma empresa necessita de funcionários que produzam de maneira eficiente. Com a prática de prevenção de acidentes e preservação da saúde do colaborador, isso fica muito claro.
Isto é, um funcionário que recebe um acompanhamento médico de qualidade terá menos faltas e produzirá com mais motivação. Afinal, uma empresa que se preocupa com a sua saúde é uma empresa a ser priorizada, e suas tarefas serão executadas com mais qualidade.
Nesse quesito, a prevenção de doenças ocupacionais é importante. Pois algumas delas, a longo prazo, podem prejudicar um funcionário de tal modo que ele pode não conseguir produzir mais. Com acompanhamento, as consequências são menores. E, assim, a segurança do trabalhador em relação à empresa reduz as chances de ele desenvolver doenças psicológicas e emocionais.
Redução de Custos e Imagem
A imagem de uma empresa é muito atrelada à sua responsabilidade social, o que promove uma maior credibilidade. Uma empresa boa atrai profissionais melhores, mais investimentos e benefícios para a companhia.
Essa imagem de responsabilidade é significativamente ampliada com a medicina do trabalho, já que tal área se propõe a melhorar o aspecto humano e social da empresa.
A redução de custos, então, entra no mesmo processo, já que exames de prevenção são muito mais baratos do que tratamentos. Ações judiciais por afastamento e más condições de trabalho também são custosas para a companhia.
Dessa forma, um funcionário satisfeito veste a camisa da empresa e se dedica mais ao trabalho. Pois ele se sente parte de um time e quer trabalhar duro para que possam crescer juntos.
A gestão de pessoas deve andar alinhada com a medicina do trabalho. Manter a integridade emocional do funcionário é tão importante quanto manter sua integridade física.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) também deve ser considerado como uma redução de custos. Esse investimento é mínimo em relação à maior produtividade e menor índice de afastamentos por acidentes, por exemplo.
Investir em uma Empresa Especializada
É essencial que, ao contratar uma consultoria de saúde e segurança do trabalho, você busque uma empresa que seja de confiança e tenha experiência no mercado. Um time especializado, profissional e com estrutura faz toda a diferença na credibilidade e na segurança de sua instituição.
A SAOC atua há mais de 20 anos no mercado de saúde ocupacional e possui as mais modernas ferramentas e soluções para a sua empresa se destacar não somente em seu nicho de mercado, mas também na qualidade de vida oferecida aos trabalhadores.
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