SOLUÇÕES – SEGURANÇA DO TRABALHO

Análise Ergonômica Do Trabalho

O que é a Análise Ergonômica Do Trabalho?

A Análise Ergonômica do Trabalho consiste num conjunto de técnicas de segurança do trabalho que têm por objetivo identificar as condições do ambiente da empresa, no que diz respeito aos agentes ergonômicos envolvidos na integridade física e na saúde dos profissionais.

Estabelecida pela Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece parâmetros de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, a Análise Ergonômica do Trabalho faz uma completa avaliação para proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

NR-17 Análise Ergonômica do Trabalho | SAOC – Saúde Ocupacional

A ergonomia consiste no estudo científico das relações entre homem e máquina. Trata-se da forma de promover saúde e segurança do trabalho a partir do aprimoramento das condições da rotina dos funcionários. É um dever da empresa, a qual deve visar à manutenção de uma boa qualidade de vida e à otimização do bem-estar.

As doenças ocupacionais estão muito relacionadas à rotina da jornada de trabalho, não raro, por repetição de movimentos, manuseio de produtos ou equipamentos de maneira errada, bem como postura incorreta durante muito tempo. Para minimizar esses impactos e evitar enfermidades, surge a Análise Ergonômica do Trabalho.

Segundo a NR 17, “As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.”

Com a Análise Ergonômica do Trabalho, é possível, a partir do uso de métodos de observação, estudos, anamnese, conscientização sobre segurança do trabalho e correção da ergonomia, melhorar as condições psicofisiológicas dos trabalhadores.

Como é feita a Análise Ergonômica do Trabalho?

Como descrito na NR 17, as condições de trabalho estão relacionadas ao levantamento, transporte e descarga individual de materiais. A Análise Ergonômica do Trabalho deve verificar se os requisitos estão sendo cumpridos, de modo a melhorar a saúde e segurança do trabalho.

A elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho consiste na coleta de dados dentro do ambiente de trabalho, tais como características do local, agentes ergonômicos, iluminação e ruídos. Esses dados são transformados em um relatório e incrementados com maneiras de corrigir essas condições.

Com a finalidade de atingir o máximo de conforto, segurança do trabalho e eficiência para o colaborador e a empresa, a Análise Ergonômica do Trabalho divide-se em quatro tipos:

 

  • Ergonomia de correção:atua de maneira restrita, modificando os elementos parciais do posto de trabalho, como dimensões, iluminação, ruído, temperatura, etc.
  • Ergonomia de concepção:interfere amplamente no posto de trabalho, instrumentos, materiais, máquinas, organização de trabalho e formação de pessoal.
  • Ergonomia de conscientização:orienta os colaboradores quanto à adoção de posturas corretas, uso adequado de equipamentos mobiliários, implantação de pausas, sistemas de rodízios e intercalação de atividades, aplicação de ginástica laboral, etc.
  • Ergonomia participativa:estimula a participação da empresa e de seus colaboradores por meio de um comitê interno de ergonomia, no qual serão discutidas, avaliadas e implantadas ações de melhoria.
NR-17 Análise Ergonômica do Trabalho | SAOC – Saúde Ocupacional
NR-17 Análise Ergonômica do Trabalho | SAOC – Saúde Ocupacional

Importância da Análise Ergonômica do Trabalho

A saúde e a segurança do trabalho devem ser prioridades dentro das empresas. Isso porque, quando os funcionários atuam em um ambiente saudável e de qualidade, gera-se um impacto positivo e direto na produtividade, qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, fato que propicia uma otimização por completo e favorece tanto a empresa quanto o empregado.

A Análise Ergonômica do Trabalho deve ser elaborada por uma equipe capacitada e treinada em segurança do trabalho. A NR 7 apresenta as diretrizes a serem seguidas a fim de garantir boas condições psicofisiológicas possibilitadoras de um maior conforto e desempenho aprimorado.

NR-17 Análise Ergonômica do Trabalho | SAOC – Saúde Ocupacional

O relatório da Análise Ergonômica do Trabalho é importante para fazer um diagnóstico completo do ambiente de atuação dos funcionários, pois indica se existem problemas e riscos prejudiciais à integridade e à segurança do trabalho, bem como possibilita o encaminhamento da empresa aos meios adequados para alterações e correções.

NR-17 Análise Ergonômica do Trabalho | SAOC – Saúde Ocupacional

A SAOC – Saúde Ocupacional é especialista em desenvolvimento de soluções particulares em segurança do trabalho. Fazemos o planejamento e a elaboração de programas, como a Análise Ergonômica do Trabalho, com o apoio de profissionais altamente capacitados e de acordo com as necessidades da sua empresa.