LTCAT: Conheça o Sistema, Qual Sua Importância e Quando Fazer
O Que é o LTCAT?
O LTCAT, conhecido como Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, é um documento de suma importância para a saúde e segurança do trabalho. Ele foi criado a partir dos levantamentos ambientais das práticas do trabalho pelo INSS como forma de validar ou não as aposentadorias especiais.. Através dele, é possível entender quais os riscos à saúde que o trabalhador foi exposto enquanto praticava atividades trabalhistas. No campo da segurança e saúde do trabalho, o LTCAT possui papel importantíssimo perante as atividades de trabalho exercidas pelos trabalhadores, afinal é através dele que são apontados os agentes nocivos à saúde e integridade física dos funcionários de uma empresa. É de extrema importância que a realização desse documento seja feita com a maior quantidade de detalhes possível, além de descrever as atividades exercidas de cada trabalhador, tais como a frequência que o funcionário é exposto aos possíveis agentes de risco.
O LTCAT pode ainda ser confundido com o PGR, que é o Programa de Gerenciamento de Riscos, mas o PGR visa a saúde e segurança do trabalhador. Enquanto o LTCAT, na verdade, analisa o ambiente visando possibilitar ou não a aposentadoria especial. Mas ambos estão relacionados, é a partir do PGR que o LTCAT pode ser elaborado.
Além disso, o LTCAT é obrigatório em todas as empresas, aquelas que não a elaborarem estão sujeitas a multas que variam entre R$636,00 e R$63617,00. A obrigatoriedade do LTCAT é uma forma de prevenção de possíveis consequências do ambiente de trabalho contra os trabalhadores das empresas.
Qual Sua Importância e Quando Fazer?
Já deu para entender a essencialidade do LTCAT, mas a SAOC, especialista em saúde ocupacional, vai recapitular alguns traços importantes desse documento. O LTCAT precisa ser elaborado através de um especialista em segurança e saúde do trabalho, como um médico ou engenheiro profissional da área de saúde ocupacional. Ou seja, o laudo é preenchido apenas por um profissional atuante da área que é capaz de avaliar a exposição do trabalhador aos riscos ambientais e trabalhistas. Os riscos analisados podem ser físicos, químicos ou biológicos, segue exemplos:
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Químicos: aqueles que se referem a substâncias ou produtos como óleos, tintas, poeiras, gases e outras que possam entrar em contato com o trabalhador pelas vias aéreas, pele ou ingestão.
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Físicos: são os riscos como ruídos, pressões, radiações, temperaturas elevadas ou muito baixas e outros.
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Biológicos: são os que podem ser encontrados nos ambientes médicos, laboratoriais ou bioquímicos que se referem a fungos, bactérias, parasitas e outros.
Além desses agentes, ainda existem os riscos de acidentes com correntes elétricas, máquinas pesadas e outros. Os riscos ergonômicos também são uma realidade, representados pelo esforço excessivo e movimentos repetitivos.
É por conta de todos esses fatores que o LTCAT é tão essencial para as melhores condições de trabalho. Mas quando é o momento certo de realizar a elaboração desse laudo?
A elaboração ou atualização do LTCAT, para manter os parâmetros em saúde e segurança do trabalho, deve ser feita sempre que existirem atividades trabalhistas onde o operário é exposto a fatores de risco. Além disso, existem alguns fatores que podem ser usados como parâmetros para a sua atualização, como é o exemplo das substituições de máquinas ou equipamentos, alteração de tecnologia de proteção coletiva e até mesmo mudança de layout.
Por Que Escolher a SAOC Especialista em Saúde Ocupacional?
A importância da saúde e segurança do trabalho nos ambientes corporativos é enorme, e com o passar dos anos essas áreas têm sido apreciadas tomando espaço no mercado. Mas além da importância de se ter uma política de saúde ocupacional e segurança trabalhista, é relevante que ela seja feita com qualidade e seriedade. Com o exemplo citado no texto, o LTCAT, pode-se perceber como é essencial que as normas e legislações contra riscos trabalhistas sejam elaboradas com cautela e toda a atenção necessária.
O LTCAT é um documento que se apoia no bem-estar do trabalhador perante o ambiente de trabalho, explorando a necessidade de aposentadoria especial ou não, e a SAOC é especialista em saúde ocupacional e segurança do trabalho. Realizar a elaboração desse documento tão importante tem um peso muito maior quando realizado por uma empresa com profissionais especializados em segurança do trabalho.
Quando a SAOC foi criada, a visão de implementar e monitorar soluções desse porte com seriedade e compromisso foi estabelecida desde o início. Há mais de 20 anos nossa prioridade é a excelência no atendimento e nossos serviços de qualidade, que podem facilmente serem vistos pelos nossos clientes de confiança que nos acompanham desde o início.
A saúde ocupacional é essencial em qualquer ambiente corporativo, mas por que não realizar esse tipo de serviço com uma empresa especializada presente em todo o território nacional? Confiar na SAOC é confiar no melhor para o seu negócio. Encontre conosco as melhorias que a sua empresa merece, entre em contato e solicite já um orçamento.