SOLUÇÕES – SAÚDE OCUPACIONAL
Eletrocardiograma
O que é o Eletrocardiograma?
O eletrocardiograma, também chamado de ECG ou eletrocardiografia, é um exame que detecta e registra as variações geradas pela atividade elétrica do coração.
Os resultados podem revelar problemas cardíacos, como irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), taquicardia ou bradicardia, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios de condução elétrica, problemas nas válvulas do coração, pericardite, derrame pericárdico ou pneumotórax, doenças genéticas e, até mesmo, doenças transmissíveis, como a doença de Chagas, entre outros.
Na medicina ocupacional, diversos exames são obrigatórios, alguns para todas as funções, e outros são considerados complementares. O eletrocardiograma faz parte dos exames complementares e periódicos para muitos profissionais, sobretudo, aqueles que trabalham em altura, com veículos motorizados, manuseiam máquinas pesadas e/ou trabalham com eletricidade.
É importante frisar que, além dos periódicos, em exames admissionais e demissionais também pode ser necessário o exame de eletrocardiograma. Ele é de suma importância na garantia da saúde ocupacional dos trabalhadores. Isso porque tal exame aponta vários problemas cardíacos e serve para acompanhar a saúde cardíaca de indivíduos que já apresentam condições como hipertensão arterial, colesterol alto, tabagismo, diabetes, além das pessoas que possuem histórico familiar de doença cardíaca precoce.
Ademais, o exame periódico ajuda a monitorar dispositivos mecânicos implantados no coração, a exemplo de marca-passos, a fim de assegurar seu funcionamento adequado, e permite o acompanhamento de quem faz uso de medicamentos.
Essas medidas de saúde ocupacional são indispensáveis para garantir a integridade e a segurança dos profissionais. Uma boa saúde do coração assegura uma melhor qualidade de vida, maior disposição no trabalho e evita acidentes.
Como é feito o exame de eletrocardiograma?
A realização do exame de eletrocardiograma não requer preparo do paciente. É um exame simples, indolor e, geralmente, bem rápido. Deve ser conduzido por um médico especialista em Medicina Ocupacional e o prazo para o resultado é de 1 a 2 dias úteis.
Este exame é realizado em um aparelho chamado de eletrocardiógrafo, composto, basicamente, por eletrodos conectados a um monitor por meio de cabos. Sua função é registrar as alterações de potencial elétrico entre dois pontos do corpo, gerando uma imagem linear, em ondas de padrão rítmico.
A avaliação funciona da seguinte maneira: o paciente deita-se em uma maca, de barriga para cima e, em seguida, o médico posiciona fios de eletrodos na pele dos braços, pernas e do tórax. Tais fios são ligados ao monitor do eletrocardiógrafo e registram os estímulos elétricos emitidos pelo coração em gráficos.
Para a realização desse exame, a pele do paciente deve estar bem limpa e desengordurada, a fim de que sejam afixados os eletrodos. Se a superfície cutânea estiver oleosa, é feita uma limpeza com álcool e, caso o paciente tenha muitos pelos no local, é necessária depilação.
Ao fim do exame, o aparelho faz a impressão de 12 visões distintas do coração. Esses resultados devem ser interpretados por cardiologistas, clínicos gerais e médicos da saúde ocupacional. Esses profissionais são capazes de identificar e compreender as possíveis anormalidades eletrocardiográficas e encaminhar o paciente aos tratamentos adequados.
Importância do eletrocardiograma
O eletrocardiograma é muito importante na saúde ocupacional, haja vista que tem o objetivo de identificar anormalidades na condução elétrica do coração, além de indicar possíveis doenças cardíacas.
A manutenção da saúde ocupacional dos colaboradores de uma empresa é, comumente, feita nos exames periódicos, que servem como prevenção para diagnosticar doenças precocemente e mitigam os danos a longo prazo. Assim, garantir-se-á um tratamento rápido e eficaz para melhorar a saúde e a qualidade de vida do trabalhador.
O eletrocardiograma é considerado um exame complementar de saúde ocupacional, solicitado, principalmente, para profissionais que trabalham em situações em altura, como pintores e pedreiros, para condutores de veículos e motoristas em geral, como motoboys, operadores de empilhadeiras, entre outros, e também para aqueles que atuam com operação máquinas e eletricidade, no caso de eletricistas.
Além da recomendação como exame periódico em determinadas funções, o eletrocardiograma pode ser requisitado em exames admissionais com o objetivo de avaliar se o trabalhador está apto para realizar a função. Nos demissionais, tal exame avalia os impactos das atividades realizadas nas funções cardiovasculares do profissional.
Na SAOC – Saúde Ocupacional, o eletrocardiograma é realizado com profissionais competentes, de alta capacitação técnica. Com ampla rede credenciada, oferecemos estrutura e agilidade para o atendimento de Saúde Ocupacional da sua empresa, atuando na identificação, prevenção ou acompanhamento de doenças do trabalho.