É possível Reduzir Custos com a Medicina do Trabalho?
Todos sabemos que a saúde e a segurança ocupacional devem ser prioridade dentro das empresas. Por outro lado, para garantir uma boa gestão neste âmbito, é necessário investimento. Os custos com a Medicina do Trabalho podem ser bem altos, afinal, ela tem o objetivo de implementar medidas, técnicas, programas, submeter os profissionais a exames e treinamentos, bem como mais uma série de procedimentos que não podem, de maneira alguma, ser negligenciados por parte das empresas.
Mas, apesar de ser muito importante, é possível reduzir custos com Medicina do Trabalho? Muitas pessoas pensam que cortar benefícios, como planos de saúde, é o que deve ser feito, porém, não é bem assim.
Investir em saúde ocupacional implica oferecer um ambiente de trabalho adequado aos colaboradores. É bem simples: funcionários saudáveis são mais produtivos e têm mais satisfação dentro da empresa, o que ocasiona menos acidentes e promove mais produtividade.
Assim sendo, garantir uma adequada prevenção da saúde dos colaboradores não é apenas uma exigência legal, mas também uma maneira de assegurar um bom ambiente de trabalho. Por meio dessas práticas, será possível minimizar e eliminar riscos a fim de proporcionar mais qualidade de vida.
Apesar de o investimento com saúde não ser opcional, é totalmente possível reduzir os custos com a Medicina do Trabalho. Para isso, basta um planejamento adequado para encontrar um equilíbrio na promoção da saúde dentro da empresa.
A SAOC, empresa de medicina do trabalho, orienta as organizações nas melhores soluções relacionadas à saúde e às condições ocupacionais. Confira, a seguir, dicas para reduzir custos com a Medicina do Trabalho.
É responsabilidade legal e moral de toda empresa oferecer um ambiente seguro para a realização das funções de seus colaboradores. Além disso, a instituição deve acompanhar a saúde de cada indivíduo para garantir que ele não sofra com doenças ocupacionais ou tenha condições agravadas ao longo da atividade.
Afinal, Como Reduzir os Custos?
Por exemplo, existe uma série de Normas Regulamentadoras, estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, que dispõem de diretrizes a serem adotadas pelos empregadores para garantir a saúde ocupacional.
Uma delas, a NR 7, “estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.”.
O PCMSO é um procedimento que visa ao acompanhamento da saúde do trabalhador por meio de exames como o Admissional, Periódico, Demissional, de mudança de função e de retorno ao trabalho.
A implantação do PCMSO pode ser bastante custosa para as empresas se ela optar por ter seus próprios médicos do trabalho e uma estrutura própria para realização de todos os exames.
Por isso, a SAOC é uma empresa de medicina do trabalho que oferece a implantação do PCMSO e realiza todos os exames necessários para o acompanhamento da saúde dos funcionários, assim, é possível reduzir custos com a Medicina do Trabalho nesse aspecto.
Além do PCMSO, qualquer outro programa, treinamento ou orientação pode ser feito com o auxílio de uma empresa de medicina do trabalho. Com isso, o custo-benefício torna-se muito mais vantajoso.
Isso proporciona colaboradores mais saudáveis, física e mentalmente, o que contribui para a produtividade e o bem-estar, evitando-se absenteísmos e, até mesmo, acidentes, os quais, com certeza, custarão bem mais para a empresa.
Além disso, vale ressaltar que o não cumprimento de normas regulamentadoras sujeita a empresa a multas e a penalidades. Ou seja, reduzir custos com a Medicina do Trabalho também relaciona-se à prevenção.
Invista em Medicina do Trabalho
Como mencionado, o segredo para minimizar custos com a Medicina do Trabalho é investir em planejamento. Como qualquer outra área da empresa, reduzir custos envolve organizar muito bem as ações, procurar soluções estratégicas e eficazes, entre outros fatores.
No caso dos custos com a Medicina do Trabalho, este planejamento está diretamente relacionado à prevenção. Funcionários acidentados e doentes custam muito mais para a empresa, justamente por causa de afastamentos e indenizações.
Dessa forma, a saúde ocupacional deve ser cultivada dentro da empresa diariamente. Isso porque, a longo prazo, a falta de um adequado acompanhamento em saúde ocupacional pode ser prejudicial, tanto para o trabalhador, que pode desenvolver doenças físicas e até mesmo psicológicas, quanto para a empresa, que precisará arcar com as consequências.
Nesse viés, mesmo que a empresa tenha um certo gasto inicial com os custos da contratação de uma instituição especializada em Medicina do Trabalho, no futuro, a economia será bem maior.
E, para economizar com a Medicina do Trabalho diariamente, é possível contar com a SAOC, empresa de medicina do trabalho. Nós oferecemos suporte em saúde e segurança ocupacional, bem como fornecemos orientação na implantação de programas, exames e treinamentos às empresas com uma equipe de profissionais qualificados e investimento em tecnologia. Com a ajuda da SAOC, você garante a redução de custos com a Medicina do Trabalho e promove um ambiente mais saudável para seus colaboradores!