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CIPA | Entenda a Sua Importância para a Prevenção de Acidentes

por | abr 1, 2022

Entenda a Importância da CIPA para a Segurança do Empregador e Empregado

As empresas estão cada vez mais preocupadas com as diretrizes básicas a fim de garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores. Mas para que isso ocorra, o empregador necessita obedecer às normas estabelecidas pela Norma Regulamentadora N5, que destaca-se a CIPA, que é a comissão interna de prevenção de acidentes de trabalho.

Mas você sabe o que é CIPA e qual é a importância dessa comissão para a sua empresa?

A CIPA basicamente é uma comissão constituída por empregados da empresa e pelo empregador, e tem por objetivo auxiliar na prevenção de acidentes e doenças que podem afetar a saúde e integridade física dos colaboradores devido ao trabalho.

A configuração da CIPA é estabelecida conforme dimensionamento previsto na NR 5 que é a norma regulamentadora que rege suas diretrizes básicas, que é a promoção da vida e da saúde do trabalhador.

Ou seja, a CIPA, ou melhor dizendo, a comissão interna de prevenção de acidentes de trabalho dentre suas principais funções, destacam-se:

  • Identificar os riscos no ambiente de trabalho e elaborar um mapa de riscos;
  • elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva e corretiva para solucionar problemas de segurança e saúde no trabalho;
  • participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção, bem como da divulgação aos colaboradores;
  • realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho para promover o cumprimento das normas regulamentadoras;
  • realizar, a avaliação do cumprimento das metas traçadas em seu plano de trabalho;

Ou seja, com a CIPA, os trabalhadores possuem uma forma de prevenção dos acidentes e riscos, garantindo melhorias nas condições do ambiente de trabalho aumentando assim sua qualidade de vida.

Para as empresas a CIPA é extremamente importante, pois trata-se de medidas que promovem ações que visam assegurar o bem estar dos empregados. Por isso, tanto o seu negócio quanto os trabalhadores são beneficiados já que ambos irão ganhar no quesito qualidade e produtividade, pois as principais vantagens dessa comissão é o cumprimento de normas e regulamentos que são exigidos por lei, a fim de minimizar os riscos e obter uma fiscalização mais eficiente.

Portanto, para as empresas e para os empregados a comissão interna de prevenção de acidentes garante com que o ambiente de trabalho fique mais seguro, além é claro de melhorar o clima organizacional.

Como Implantar Uma Cipa Em Sua Empresa?

Para aqueles estabelecimentos que estão buscando cumprir a exigência da NR-5, por meio da segurança do trabalho, é importante estar atento a alguns detalhes referente a CIPA e ao treinamento necessário.

A implantação da comissão interna de prevenção de acidentes independentemente do segmento, porte ou se sua empresa privada ou pública é uma obrigação legal.

Diante disso, todos os negócios que possuem 20 ou mais empregados são obrigados a formar uma CIPA, e empresas que tenham menos de 20 funcionários é preciso nomear um responsável para orientá-lo a realizar o treinamento de prevenção de acidentes – N5.

Os integrantes da CIPA podem ser representados por qualquer pessoa, pois não há qualquer restrição associada ao cargo, gênero ou idade dos candidatos.

Os representantes dos funcionários são escolhidos por meio de votação secreta, durante o expediente, e o presidente do grupo deve ser escolhido pela empresa, enquanto o vice-presidente é selecionado pelos empregados, de modo que ambos tem o papel de mediar conflitos, e encontrar soluções para os principais problemas, e os integrantes da CIPA permanecem no cargo durante um ano e podem ser reeleitos apenas uma vez.

Para implementar a comissão interna de prevenção de acidentes de trabalho, a SAOC, empresa de medicina do trabalho em SP, que é especialista em desenvolvimento de soluções particulares em segurança no trabalho, irá te ajudar a entender alguns pontos necessários para fazer o planejamento e elaboração dos programas de acordo com as necessidades de sua empresa.

Implantação

  • Edital de convocação para eleição da CIPA;
  • Eleição dos membros;
  • Ata de Eleição dos Representantes dos Empregados;
  • Requerimento e Registro na Delegacia Regional do Trabalho;
  • Ata de Instalação e Posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
  • Elaboração do Calendário anual.

Treinamento

  • Legislação da CIPA;
  • Prevenção de acidentes;
  • Investigação e Análise de Acidentes;
  • Inspeção de Segurança;
  • Riscos Ambientais e de Acidentes;
  • Mapeamento de Risco;
  • EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual;
  • Prevenção e Combate a Incêndio;
  • Prevenção da AIDS.

Seguindo esses passos, a empresa de medicina do trabalho em SP, SAOC, ajudará a sua empresa a ter controle da gestão de saúde e segurança do trabalho, garantindo proteção ao seu negócio e aos seus funcionários.

Treinamento de Prevenção a Acidentes – NR 5

Na SAOC, empresa de medicina do trabalho em SP, é possível fazer o treinamento de Prevenção a Acidentes – N5 com instrutores habilitados e preparados em segurança ocupacional. A carga horária do treinamento é de 20 horas, e é distribuída em oito horas diárias durante o expediente normal da empresa, além de ser possível, realizar o curso tanto na sala de treinamentos da SAOC – saúde ocupacional, quanto na própria empresa do cliente.

Se você quer garantir a qualidade de vida e bem-estar dos seus funcionários e proporcionar uma vivência no ambiente de trabalho com segurança, conte conosco, somos especializados há mais de 20 anos em oferecer soluções inteligentes relacionadas à saúde e segurança ocupacional de acordo com a necessidade da empresa e é claro de acordo com as normas vigentes.

Acesse o nosso site, e solicite um orçamento para estar em conformidade com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.