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Prevenção de Acidentes na Empresa: Conheça Algumas Medidas

por | jan 15, 2023

O Que é e Qual a Importância da Prevenção de Acidentes?

A prevenção de acidentes é um conjunto de medidas de saúde e segurança ocupacional essenciais para a sua empresa, pois oferecem estratégias capazes de evitar acidentes e até mesmo fatalidades no ambiente de trabalho. A SAOC, empresa de soluções em saúde ocupacional, explica para você o que é a prevenção de acidentes, como ela funciona e qual é a sua importância, bem como algumas medidas básicas que podem ser adotadas no ambiente de trabalho para promover a prevenção de acidentes. 

Primeiramente esclarecemos que acidentes de trabalho são aqueles que acontecem em decorrência do exercício de uma função específica no ambiente laboral. Esses acidentes provocam lesão corporal ou até mesmo alguma perda de capacidade laboral, que pode ser permanente ou temporária. Em casos mais severos, o acidente pode ser fatal. Informações preocupantes divulgadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) indicam que o Brasil é o 4º país onde há mais fatalidades no ambiente de trabalho. Por esse motivo, a prevenção de acidentes é um dever do empregador. 

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Além das fatalidades, os estudos apontam que no Brasil acontece um acidente de trabalho a cada 48 segundos, um número extremamente alto. Assim, a prevenção de acidentes se torna algo essencial para melhorar as estatísticas. Isso vale para todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes e dos mais variados setores. A saúde e a segurança ocupacional devem ser preocupação de todos, e a SAOC, empresa de soluções em saúde ocupacional, ajuda você e sua empresa nessa meta!

Somente a prevenção é capaz de evitar que esses acidentes de trabalho aconteçam, então, é preciso adotar medidas neste sentido. Para além de evitar acidentes, promover saúde e segurança ocupacional também é pensar no bem-estar dos colaboradores, fazendo com que o ambiente laboral da empresa seja melhor, e gerando melhores resultados para a própria empresa. Investir em um ambiente de trabalho que seja mais seguro e saudável traz apenas benefícios para o empregador. 

As ações para prevenção de acidentes precisam ser bem estruturadas e conduzidas da forma correta, para que a produtividade seja mantida juntamente com a saúde e a segurança ocupacional. A complexidade de implementação dessas medidas vai variar muito de empresa para empresa, pois depende de fatores específicos como o tipo de empresa, o tamanho, os riscos envolvidos, dentre outros. Assim, a SAOC, empresa de soluções em saúde ocupacional, tem a missão de ajudar você e sua empresa a estarem de acordo com as normas e recomendações para prevenção de acidentes. Continue a leitura, que vamos apresentar medidas básicas para melhorar a saúde e segurança ocupacional no ambiente de trabalho. 

Confira Medidas Básicas de Prevenção de Acidentes na Empresa!

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Os acidentes mais comuns que podem acontecer no ambiente de trabalho são divididos em dois tipos: típicos e de trajeto. Os típicos são mais comuns e acontecem durante a execução de algum trabalho, como no caso de quedas e dorsalgias (postura inadequada). Os acidentes de trajeto acontecem no percurso da casa até o trabalho e na volta. 

Assim, o investimento em saúde e segurança ocupacional é essencial para todas as empresas, e para prevenção de acidentes é preciso observar algumas medidas básicas. A SAOC, empresa de soluções em saúde ocupacional, lista algumas dessas medidas para você:

  • Identificar os riscos: 

Parece algo simples e óbvio, mas antes de pensar em prevenção de acidentes, você precisa saber quais são os riscos específicos que o seu ambiente de trabalho pode ocasionar. Assim, identifique locais de atenção, faça uma lista e inclua todas as possibilidades. Se necessário, conte com uma empresa especializada como a SAOC, empresa de soluções em saúde ocupacional, para tirar suas dúvidas!

  • Investir em uma cultura de segurança

Muitas vezes é necessário investir em uma mudança de cultura dentro da empresa, onde o foco também seja saúde e segurança ocupacional. Para isso, você pode promover treinamentos, palestras e, principalmente, ambientes de diálogo com os colaboradores, deixando claro a responsabilidade da empresa com a prevenção de acidentes e com o bem-estar dos colaboradores. 

  • Fornecer EPIs adequados

Não somente fornecer, mas também incentivar o uso. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são essenciais para diversas funções e variam de caso em caso, por isso é importante observar as necessidades específicas do seu ambiente de trabalho e dos seus colaboradores. Lembramos que a empresa é obrigada a fornecer os EPIs, sem custo para os trabalhadores. A responsabilidade aqui é conjunta, para garantir a saúde e a segurança ocupacional: a empresa deve fornecer e o colaborador se compromete a utilizar. Depois de fornecer, a empresa tem o direito de cobrar o uso, e deve fiscalizar esse uso através de registros. Os EPIs são peças essenciais da prevenção de acidentes e podem incluir luvas, óculos, botas, capacetes, entre outros mais específicos. 

  • Implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A criação da CIPA é regulamentada e necessária quando a empresa tem mais de 20 funcionários. Essa comissão é formada por colaboradores voluntários e tem a função de observar os riscos no ambiente de trabalho, solicitando medidas quando necessário. Ou seja, o papel da CIPA é muito importante na prevenção de acidentes, pois é um olhar do ponto de vista dos colaboradores e faz esse diálogo com a empresa. Os empregados sempre são orientados a procurar a CIPA para relatar algum problema ou em caso de dúvida, bem como procurar a empresa para reportar questões internas onde problemas foram observados. 

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  • Limpeza e organização

Algo muito simples mas essencial para a prevenção de acidentes é manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, sem objetos desnecessários pelo caminho, ferramentas soltas ou produtos no chão. Isso reduz muito o risco de acidentes, e para diminuir o risco basta organizar e realizar cuidados simples. 

A SAOC, empresa de soluções em saúde ocupacional, enfatiza: a prevenção de acidentes na empresa é dever do empregador e dos colaboradores! Um trabalho conjunto em prol da saúde e segurança ocupacional. A empresa deve fornecer equipamentos e investir em estratégias para prevenção de acidentes, e os colaboradores devem fazer sua parte seguindo as regras estabelecidas e se informando acerca das estratégias. 

A SAOC, Empresa de Soluções em Saúde Ocupacional, Ajuda Sua Empresa a Implementar Essas Medidas!

A melhor forma de promover prevenção de acidentes na sua empresa é implementar as medidas necessárias e incentivar o diálogo! A saúde e segurança ocupacional são parte de um ambiente onde os riscos são comunicados e evitados, a partir de sugestões práticas de como fazer a prevenção de acidentes adequada.

A SAOC, empresa de soluções em saúde ocupacional, ajuda você e a sua empresa nessa missão. Entre em contato conosco!