SOLUÇÕES – SAÚDE OCUPACIONAL
Espirometria
O que é a Espirometria?
A Espirometria é um exame do pulmão também denominado Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A partir dela, é possível fazer o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. O exame é realizado da seguinte maneira: o paciente respira pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro, capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.
O objetivo da avaliação espirométrica é detectar doenças ou problemas nas estruturas que formam o sistema respiratório, como os pulmões, a traqueia e a boca. Os principais diagnósticos encontrados em decorrência do exame da espirometria ocupacional são pneumoconioses, asma relacionada ao trabalho, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar, bronquite e fibrose pulmonar.
É importante salientar que a espirometria na saúde ocupacional compõe os exames complementares, necessários apenas quando indicados pelo médico, a fim de acompanhar os trabalhadores saudáveis periodicamente.
Por outro lado, especialmente em funções nas quais o funcionário fica exposto a poeiras, a outros agentes e a determinadas condições ambientais, é possível que ele desenvolva doenças respiratórias crônicas mais facilmente. Decerto, materiais como látex, corantes e metais, presentes nas indústrias de plástico, de eletrônicos e de tecidos, podem provocar danos ao aparelho respiratório devido aos gases emitidos.
Assim, a espirometria ocupacional também serve como mecanismo de prevenção, pois permite identificar possíveis problemas em estágio inicial e possibilita encaminhar o profissional a tratamentos que mitiguem a obstrução do fluxo aéreo.
Deve-se ressaltar, também, que submeter os funcionários a exames e avaliações periódicas é obrigação das empresas. Além dos testes obrigatórios previstos em lei, os complementares são requeridos em determinadas funções e tornam-se essenciais na garantia da saúde ocupacional e da segurança dos profissionais.
No caso da espirometria, mais especificamente, os trabalhadores expostos a esses ambientes perigosos no cotidiano laboral devem ter acesso ao exame regularmente como forma de prevenção e de acompanhamento da sua saúde respiratória.
Como funciona o exame de espirometria?
É fulcral destacar que, para realizar o exame de espirometria, o paciente fumante precisa cortar o fumo por, pelo menos, 6 horas antes. Este teste é feito por profissionais especializados em medicina ocupacional e o resultado é imediato.
A avaliação espirométrica tem o objetivo de medir a capacidade respiratória do trabalhador. O exame de caráter ocupacional é uma versão mais simples quando comparado ao exame clínico, o qual, por outro lado, é bem completo, demorado e faz uso, inclusive, de medicamentos broncodilatadores.
A espirometria ocupacional, mais especificamente, visa apenas à prevenção e ao diagnóstico de doenças causadas pelo próprio ambiente de trabalho, sobretudo no caso de exposição a poeiras, materiais e gases tóxicos nocivos à saúde respiratória. Apesar de ser mais simples, é extremamente eficaz na medicina ocupacional.
No exame, usa-se um aparelho chamado de espirômetro. É necessário que o funcionário posicione um tubete descartável na boca e um clipe macio sobre o nariz para evitar que o ar vaze pelas narinas. Logo após, o médico o orienta a inspirar profundamente e, depois, a soprar com força no espirômetro. O aparelho registra uma série de variáveis com relação à ventilação e ao movimento do ar para dentro e para fora dos pulmões. Com isso, o aparelho delineia gráficos que serão avaliados juntamente com o histórico do funcionário e de acordo com sua função de trabalho.
Importância do exame de espirometria
Assim como os demais exames e testes de saúde ocupacional, a espirometria se faz muito importante para garantir a qualidade de vida dos funcionários e evitar que eles desenvolvam doenças respiratórias devido ao ambiente em que trabalham.
Vale lembrar, nessa ótica, que as doenças respiratórias são a terceira maior causa de mortalidade no campo ocupacional em todo o mundo, segundo a ONU. Expor-se a agentes, gases, vapores, névoas, neblinas, aerossóis e outros materiais pode desencadear reações no sistema respiratório e provocar uma série de doenças pulmonares.
Por isso, é indispensável também que trabalhadores de tais ramos façam uso de equipamentos de segurança individual (EPIs), como roupas isolantes, suprimento de ar autônomo, máscara, entre outros. Mesmo assim, é de suma importância realizar os exames de espirometria regularmente, pois o teste se constitui como uma forma segura de prevenção e de acompanhamento da saúde ocupacional dos trabalhadores.
Essa preocupação garante que os funcionários estejam saudáveis, com boa capacidade produtiva, e possibilita uma maior qualidade de vida.
Na SAOC – Saúde Ocupacional, é possível realizar os exames de espirometria com profissionais especializados em medicina ocupacional e altamente qualificados. Temos ampla rede credenciada, estrutura e agilidade para o atendimento de Saúde Ocupacional da sua empresa, atuando na identificação, prevenção ou no acompanhamento de doenças do trabalho.