Ergonomia no Trabalho: Benefícios e Quais Cuidados Ter no Ambiente de Trabalho
A NR 17 é a Norma Regulatória elaborada pelo Ministério do Trabalho que disserta sobre a ergonomia no trabalho. Segundo a NR, o objetivo dessa legislação seria: “estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.”
Garantir uma boa ergonomia no trabalho, então, garante benefícios para a saúde física, mental e psicológica do trabalhador, o que refletirá diretamente na sua vida e na sua produção e eficiência, dentro do ambiente de trabalho.
Não é à toa que grandes corporações investem muito em uma boa ergonomia no trabalho, pensando em como garantir que o colaborador se sinta confortável e não tenha a sua saúde prejudicada.
Questões de saúde ocupacional, inclusive, cada vez mais deixam de ser apenas sobre evitar penalidades e os CEOs, presidentes, diretores, empresários e coordenadores, que pensam além, têm se preocupado em como cuidar do seu time, o que gera vantagens e resultados potencializados para as corporações.
A SAOC é uma empresa de saúde ocupacional que oferece treinamentos em ergonomia, para melhorar o desempenho na jornada laboral dos seus colaboradores. Entenda como!
Ergonomia no Trabalho: O que é?
A ergonomia no trabalho pode ser definida como um conjunto de regras e procedimentos, elaborados, principalmente, por uma empresa em saúde ocupacional, que cuidam da interação entre o colaborador e as máquinas, equipamentos e o próprio ambiente de trabalho, visando benefícios para a saúde desse trabalhador dentro e fora do ambiente profissional. Ela faz parte dos elementos que compõem a saúde ocupacional. Para que haja um bom diagnóstico sobre as mudanças necessárias e como gerar um ambiente mais saudável para o corpo de funcionários da empresa, é mais proveitoso, ágil e certeiro que esse serviço seja realizado por uma empresa de saúde ocupacional, como a SAOC.
A ergonomia no trabalho pode ser dividida em três tipos:
-
Ergonomia Física
Essa é sobre a qual mais falamos. Diz respeito ao espaço da empresa em si, isto é, ao ambiente em que se trabalha. A interação entre o colaborador e esse espaço, quando não há uma preocupação com a ergonomia no trabalho, pode acarretar doenças ocupacionais físicas. Por isso, soluções em saúde ocupacional, quando tratamos da ergonomia no trabalho, precisam levar em conta as adequações necessárias para que o espaço e as condições encontradas para a realização das atividades laborais não prejudiquem o trabalhador.
Nessa subárea da ergonomia no trabalho, serão observados itens que afetam a saúde ocupacional, tais como os equipamentos utilizados pelo colaborador, as cadeiras adequadas para uma boa postura, entre outros. Já na questão do ambiente, a ergonomia no trabalho, voltada para os benefícios físicos, observa a iluminação e ventilação no ambiente em que esse colaborador fica e as condições sanitárias do espaço.
-
Ergonomia Organizacional
A ergonomia no trabalho organizacional refere-se às atividades desempenhadas na rotina dos funcionários, que podem implicar prejuízos na segurança e na saúde ocupacional. Como o próprio nome sugere, ela refere-se a como as atividades serão organizadas, com base na ergonomia no trabalho organizacional, para que haja uma rotina mais proveitosa, dentro da saúde ocupacional.
Serão analisados trabalhos repetitivos, jornadas exaustivas, uso constante de computador, entre outras funções da rotina do colaborador que podem ser adaptadas para um melhor aproveitamento da jornada laboral.
-
Ergonomia Cognitiva
Por outro lado, a ergonomia no trabalho cognitiva refere-se às condições mentais do trabalhador, as quais podem desencadear problemas emocionais, como depressão, ansiedade ou estresse. Principalmente com as mudanças nos modelos de trabalho, que passaram a ser híbridos ou remotos, e até a volta para os escritórios, muitas transformações, o trabalho constante, enfim, vários fatores podem prejudicar a saúde mental do trabalhador, o que faz com que alguns pontos sejam analisados.
Quando falamos em ergonomia no trabalho cognitiva, as soluções em saúde ocupacional irão analisar fatores como rotinas maçantes, cobranças, pressão, competitividade, ambiente hostil, entre outras situações negativas que devem, nesse viés, ser apontadas.
Saúde Ocupacional: Como Evitar Penalidades e Cuidar de Seus Colaboradores
A ergonomia no trabalho faz parte da saúde ocupacional. Dentro da saúde ocupacional, encontramos diversas questões que envolvem laudos, exames clínicos e treinamentos. Já tratamos anteriormente sobre o Exame Clínico Ocupacional, e você pode ler mais clicando aqui, e também sobre os Treinamento em Primeiro Socorros e Combate a Incêndio, e esse artigo está disponível neste link.
Todos esses fatores fazem parte, de uma forma mais geral, do PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Já tratamos detalhadamente sobre o PCMSO neste link, porém, resumidamente, trata-se de um procedimento legal que irá cuidar de todas as questões relacionadas à saúde ocupacional de uma organização.
SAOC – Empresa de Saúde Ocupacional de Confiança
Saúde é algo sério e, exatamente por isso, as regras e procedimentos que regulam a saúde ocupacional são detalhadas e especificadas, precisando de um acompanhamento especializado para evitar problemas para os colaboradores e para a empresa.
Conte com a SAOC, a empresa de saúde ocupacional, para cuidar dos seus colaboradores e garantir, assim, mais saúde para eles e para a sua corporação.