Saúde Ocupacional: Investir no Bem Estar dos Funcionários é Investir no Seu Negócio
Os profissionais da saúde ocupacional são os responsáveis por cuidar da saúde do colaborador, evitando que o dia a dia do trabalho o prejudique física ou mentalmente.
Também faz parte da saúde ocupacional cuidar para que a rotina laboral não intensifique questões pré-existentes e que, ao contrário disso, as práticas da saúde ocupacional também gerem mais saúde e qualidade de vida para o colaborador.
Além dos exames, como o Exame Clínico Ocupacional, e do Programa de Saúde Médico Ocupacional, também faz parte da saúde ocupacional a avaliação psicológica, os treinamentos e laudos técnicos sobre a segurança no trabalho.
A SAOC, empresa de medicina ocupacional, apresenta, neste artigo, como uma área de saúde ocupacional bem desenvolvida e de cuidado com o trabalhador agrega para a sua empresa, além de apresentar a avaliação psicológica como uma ferramenta importantíssima no cuidado com a saúde do trabalhador, demonstrando como a SAOC pode te ajudar com todos esses processos.
Saúde Ocupacional: Sensação de Pertencimento
Quando uma empresa oferece saúde ocupacional de excelência para seu quadro de funcionários, para além de estar dentro de todas as leis e normas vigentes segundo a CLT, ela está trazendo o sentimento de pertencimento para cada colaborador, mostrando que se importa com o bem-estar de quem move o seu negócio.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos, 3 vezes mais criativos e vendem 37% a mais em comparação com outros, além de que, esses funcionários apresentam uma maior motivação para atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.
Atualmente, além dessas questões de pesquisa, o mundo virtual nos apresentou o conceito de demissão silenciosa, tradução livre de quiet firing, prática em que o funcionário insatisfeito, realiza apenas o mínimo dentro das horas programadas de trabalho. Isso nos mostra mais uma vez como manter um bom ambiente de trabalho e uma harmonia na relação entre empresa e colaborador é extremamente necessário.
A saúde ocupacional é responsável não só pelo indivíduo trabalhador, mas por todo o ambiente de trabalho. A SAOC, empresa de medicina ocupacional, conta com outros treinamentos e laudos que determinam como o ambiente de trabalho se apresenta e quais medidas devem ser tomadas para torná-lo mais seguro e produtivo. O PGR e o LTCAT são exemplos de documentos de segurança e saúde ocupacional e você pode ler mais sobre eles, clicando aqui.
Saúde Ocupacional: Avaliação Psicológica
Para pensarmos na avaliação psicológica dentro da saúde ocupacional, precisamos tomar como base duas situações: as empresas que precisam de avaliação psicológica como obrigatoriedade determinada pela CLT e as empresas que se beneficiam da avaliação psicológica, inclusive, como um diferencial de cuidado com o trabalhador.
Dentro da saúde ocupacional, a avaliação psicológica fica como obrigatória para trabalhadores que atuam em Espaço Confinado (NR 33), em Altura (NR 35), Construção Naval (NR 34), com Inflamáveis e Combustíveis (NR 20) e Operação de Máquinas e Equipamentos.
Para esse grupo específico de empresas, a avaliação psicológica deverá ser enviada, através do e-Social, como parte da documentação de segurança e saúde ocupacional. Dentro dessa análise, o profissional psicólogo, especialista em saúde ocupacional, irá realizar entrevistas, testes e dinâmicas para estabelecer se o colaborador está apto para exercer a função dentro da empresa e testificar que há condições psicológicas para tais situações.
O outro cenário que apresentaremos é o daquelas empresas que não são obrigadas pelas Normas Regulatórias a apresentarem uma avaliação psicológica do funcionário, por não se enquadrarem nos segmentos que já mencionamos.
Porém, a avaliação psicológica também é realizada para entender qual é o perfil do colaborador. Sendo assim, mesmo em empresas que não envolvem as atividades já mencionadas, a avaliação psicológica se apresenta como um diferencial e uma forma de cuidado com o trabalhador e com o negócio.
Em caso de promoções, cargos de lideranças, projetos específicos e trabalhos que utilizam de metas, a avaliação psicológica se apresenta como uma forma de garantir que o funcionário está apto para aquela função ou projeto que está sendo colocado na sua trajetória profissional.
Benefícios de Contar com uma Empresa de Medicina Ocupacional: SAOC
Com tantos fatores envolvendo tanto a avaliação psicológica, quanto outros laudos, exames e documentos técnicos que cuidam e regulamentam a segurança e saúde ocupacional, contar com uma empresa de medicina ocupacional é saber que essa área da sua empresa será monitorada e atendida por especialistas.
Para além de conhecimento, há a necessidade de tempo para organizar essas visitas ao médico ocupacional e se certificar de que todos os funcionários, de acordo com as suas atividades laborais, possuem todos os dados necessários para se garantir a melhor saúde ocupacional e a adequação às normas regulatórias da CLT.
A SAOC possui experiência na área de saúde ocupacional, profissionais habilitados e uma estrutura que irá possibilitar que todos os exames necessários aos seus colaboradores sejam executados no mesmo lugar, garantindo agilidade, profissionalismo e organização para o seu negócio.