O Que é Hidden Overwork?
O termo em inglês “hidden overwork” é utilizado para caracterizar um tipo de trabalho oculto, ou uma sobrecarga que é invisível ao trabalho considerado normal. Essa condição de saúde ocupacional tem se tornado preocupante na sociedade atual, em que estamos constantemente conectados e constantemente trabalhando. A SAOC, empresa especializada em soluções em saúde ocupacional, te explica melhor sobre o que é o hidden overwork, quais os impactos na saúde ocupacional e como lidar com isso.
Hidden overwork pode ser qualquer tipo de trabalho feito fora do horário ou das características do trabalho, caracterizando uma sobrecarga. Alguns exemplos são as demandas de trabalho no WhatsApp que aparecem em qualquer dia/horário, e-mails visualizados e respondidos fora do horário de trabalho, entre outros. Uma característica importante é que essas atividades de hidden overwork são realizadas em momentos que deveriam ser de descanso e, como consequência, o empregado não descansa o tanto que deveria, e isso gera impactos para a saúde ocupacional. O hidden overwork é oculto por não ser visto pelo empregador, não configurar jornada estendida, nem contar como hora extra remunerada.
Qual é o motivo de realizar esse hidden overwork? Muitas vezes é uma cobrança do próprio profissional, por sentir que tem uma obrigação de dar o seu melhor e não consegue fazer isso nas horas comuns do trabalho. Pode ser, ainda, uma forma de mostrar diligência, estando mais presente para as demandas do empregador, mesmo em período de descanso ou férias.
Mas, até onde esse desgaste é um investimento na carreira e até onde pode gerar consequências na saúde ocupacional? Essas questões são muito subjetivas e variam de pessoa para pessoa. Mas, em todos os casos, é importante avaliar quais estão sendo os impactos do hidden overwork na vida do trabalhador. A SAOC, empresa especializada em soluções em saúde ocupacional, está atenta à esses casos e explica melhor como identificar os prejuízos trazidos pelo hidden overwork:
- Quando o comportamento é nocivo e automático e leva o profissional a não conseguir parar de trabalhar e aproveitar momentos de descanso.
- Perda de concentração e estresse
- Distúrbios do sono
- Desgaste mental e físico
O desgaste provocado pelo hidden overwork pode trazer consequências sérias para a saúde ocupacional, pois gera frustração, desmotivação e tomada de decisões erradas, quando atinge o ponto do esgotamento.
A tecnologia invadiu o mercado de trabalho e trouxe diversos benefícios, mas toda essa disponibilidade de participação em grupos de trabalho, responder emails e estar o tempo todo conectado têm reflexos negativos na saúde ocupacional. Assim, os horários de folga acabam não sendo aproveitados como deveriam. A principal consequência do hidden overwork é um cansaço mental extremo, acompanhado de uma cobrança para estar o tempo todo atualizado com o que está acontecendo no trabalho.
Dessa forma, o hidden overwork tem impactos na saúde ocupacional e na vida profissional, bem como na vida pessoal do trabalhador, justamente por, de certa forma, “privá-lo” de momentos de lazer e entretenimento desconectado do trabalho. A SAOC, empresa especializada em soluções em saúde ocupacional, detalha melhor esses impactos. Continue a leitura!
Impactos do Hidden Overwork na Saúde Ocupacional
Dedicar-se ao trabalho é algo positivo, mas a dedicação extrema é algo que deve ser observado, pois pode levar ao hidden overwork. Isso é ainda mais comum em profissões que podem ser em grande parte realizadas pelo computador ou celular, pois temos a tendência de sempre ter esses aparelhos por perto. As consequências para a saúde e segurança ocupacional incluem, principalmente, um desgaste mental e físico que pode levar a condições psicológicas mais preocupantes.
A cobrança por trás da ideia do hidden overwork é devido ao tempo para realizar aquela tarefa, visto que normalmente deve ser realizada em um prazo e as demandas normais do trabalho não permitem que esse prazo seja cumprido na jornada regular de trabalho. Para evitar atrasos e falhas, o hidden overwork se torna uma ferramenta para cumprir tais demandas. Mas, isso vem com um preço para a saúde ocupacional, visto que momentos importantes de lazer são suprimidos e isso afeta a saúde mental no trabalho.
Uma das principais consequências do hidden overwork pode ser o desenvolvimento da síndrome de burnout, uma condição que a saúde ocupacional vem alertando e tentando combater recentemente. A SAOC, empresa especializada em soluções em saúde ocupacional, explica como as duas coisas estão conectadas. O hidden overwork é um caminho para o desenvolvimento da síndrome de burnout, pois tudo começa com uma cobrança por resultados e entregas.
O sofrimento emocional que vai sendo gerado com essas atitudes não é evidente de início, mas de certa forma vai se acumulando de forma silenciosa e oculta, já trazendo efeitos para a saúde ocupacional e psicológica. A partir disso, os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa, envolvendo sintomas físicos, emocionais, mentais e de relacionamento. Esses sintomas podem chegar ao ponto de gerar a síndrome de burnout, quando o desgaste é evidente e explícito.
Existem formas de evitar o hidden overwork? A SAOC, empresa especializada em soluções em saúde ocupacional, fornece algumas dicas pra você:
- Perceber os fatores que levam ao trabalho além do limite, refletir acerca desses fatores e se estão sendo positivos ou negativos. As pessoas que se sentem muito realizadas com seus trabalhos tendem a querer falar do trabalho, compartilhar e resolver problemas com diligência. Mas, mesmo isso deve ser feito com ponderação.
- Equilibrar expectativas: entender se as motivações são financeiras, em busca de uma promoção ou ser bem visto no ambiente de trabalho. Quando as expectativas são altas, a frustração também pode ser alta, principalmente porque o hidden overwork demanda esforço e desgaste, e enquanto estamos em busca do “retorno” ele pode também não vir.
- Peça ajuda a pessoas que conhecem você: identificar o hidden overwork pode ser difícil, então, é importante contar com pessoas que conhecem você e podem te ajudar a identificar esses fatores. Você pode pedir para amigos te avisarem sempre que a conversa de trabalho estiver muito extensa, ou sem conseguir entrar em outros temas.
- Diga “não” quando necessário: imponha limites! Não deixe que o hidden overwork se torne uma rotina que afete a saúde ocupacional.
Assim, ainda que de forma sutil, o hidden overwork pode ter sérias consequências para o trabalhador, causando danos para a saúde ocupacional como estresse, ansiedade e síndrome de burnout. Mas, existem formas de lidar com o hidden overwork, a SAOC, empresa especializada em soluções em saúde ocupacional te apresenta como!
Quais Soluções em Saúde Ocupacional Ajudam a Lidar com o Hidden Overwork?
Agora que você já sabe os malefícios do hidden overwork para sua rotina e vida, como é possível mudar? Em um mundo tão conectado e digitalizado, como podemos fugir das demandas de trabalho no horário de lazer?
A SAOC, empresa especializada em soluções em saúde ocupacional, enfatiza que não existe método para combater o hidden overwork, cada pessoa deve pensar nos seus limites e como estabelecê-los. Entretanto, mudanças no estilo de vida e pequenas atitudes podem fazer toda a diferença! Uma delas é manter o celular longe por um tempo, principalmente quando estiver aproveitando momentos com a família e amigos.
Permita-se estar no momento presente e curtir oportunidades de lazer e entretenimento! Lembre-se: se a sobrecarga estiver demais, converse com a equipe de Recursos Humanos da sua empresa e negocie atividades, apresentando o que está configurando como hidden overwork e como isso está impactando a saúde ocupacional.
A SAOC, empresa especializada em soluções em saúde ocupacional, pode te ajudar a lidar com essa questão! Entre em contato conosco.